sábado, 22 de maio de 2010

Pac-Man completa 30 anos Hoje

Milhões de pessoas ao redor do mundo tiveram a oportunidade de reviver os tempos antigos dos fliperamas graças à homenagem do Google a um dos ícones da geração de 1980: Pac-Man, o famoso “Come-Come”, que completa neste sábado (22), 30 anos de existência.



O “doodle”, como são chamados os logos comemorativos da empresa, recriou completamente a experiência do clássico dos arcades, incluindo o mesmo visual, efeitos sonoros e os “bugs” do jogo. “Original até nos defeitos”, explicou Marcin Wichary, um dos responsáveis pela brincadeira.

Home do buscador em homenagem ao aniversário do game

Pac-Man (Pakkuman nos originais nipônicos), foi desenvolvido por Toru Iwatani, funcionário da Namco, com o objetivo de oferecer aos jogadores uma experiência original, mais próxima aos desenhos animados e completamente diferente dos tradicionais “shot 'em ups” (games em que o jogador controla uma nave e atira em infinitos inimigos em busca da maior pontuação) populares da época.

O título ficou mais de um ano em produção, estreando nas máquinas japonesas em 22 de maio de 1980. Segundo Iwatani, o design do personagem é baseado em todo o conceito de “comer”. Na escrita oriental, a palavra “boca” é simbolizada pelo kanji “kuchi” e numa simplificação do mesmo, surgiu a forma do herói amarelo. Existe também a inspiração proveniente de uma ocasião em que Iwatani estava faminto e decidiu comer uma pizza inteira, notando que ao retirar o primeiro pedaço, o restante ilustrava exatamente a aparência que havia imaginado para o Pac-Man.

Apesar de diferente de tudo o que se via na época, o lançamento japonês do game não conseguiu muito destaque; o shoot 'em up Space Invaders não precisou de muito para ofuscar a estreia do jogo na Terra do Sol Nascente. Entretanto, no mesmo ano, o título foi localizado para os Estados Unidos pela Bally, uma das divisões da onipresente Midway, onde atingiu em cheio o gosto dos jogadores norte-americanos. Pac-Man automaticamente se transformou na primeira marca do entretenimento eletrônico a atrair uma campanha massiva de marketing, com diversos produtos estampados com as formas do comilão e seus inimigos fantasmas.

Foram mais de 350 mil unidades vendidas (sucesso que se estendeu também para a Europa) e inúmeros clones. Pac-Man inaugurou um estilo, apontado por inúmeros especialistas como um grande passo em direção a uma maior maturidade da diversão digital. O visual cômico e cartunesco do título ainda hoje é tido como um dos maiores ícones dos videogames, reconhecido e exaltado em todas as mídias existentes.


Simplesmente Come-Come

Um labirinto repleto com inúmeras esferas brilhantes; alimento perfeito para um aventureiro círculo amarelo cuja boca é tão desproporcionalmente grande quanto seu apetite. Fazendo jus à lacuna de “desafio” necessária em qualquer produto de entretenimento interativo que se preze, quatro fantasmas coloridos protegem o local, com o objetivo de impedir que o herói não se esbalde em seu banquete virtual.


Coma tudo, não seja pego. Esta é a premissa simples e viciante que define um dos arcades mais populares de todos os tempos. Iwatani transferiu a busca pela maior quantidade de pontos possíveis, conceito mais tradicional dos jogos eletrônicos, para um plano onde o objetivo instantâneo era muito mais claro e recompensador. Ao iniciar um nível, o jogador não idealizava momentaneamente seu máximo “score”, mas sim apenas a sobrevivência do personagem.

Os cenários randômicos e a indução de “personalidades” distintas para cada um dos inimigos, apenas completa um pacote que sempre será ovacionado pelo mérito e responsabilidade no crescimento e evolução do mundo dos games.


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